Você já sonhou em colocar silicone? A cirurgia para aumentar as mamas, também conhecida como mamoplastia de aumento ou “inclusão de silicone”, é, basicamente, indicada para:

– Aumentar o volume e projeção das mamas. Pode ser associada a um levantamento das mesmas (mastopexia);

– Equalizar o volume entre as mamas direita e esquerda (seja após grandes perdas de peso, gravidez, amamentação ou para mamas que naturalmente possuem volumes diferentes).

Imagem relacionada

A mamoplastia de aumento também está indicada para os casos de reconstrução mamária após cirurgias mamárias oncológicas (casos de câncer de mama).

Em todas as indicações, a melhora da autoestima e autoconfiança são os objetivos do procedimento.

O que é o silicone?

O implante de silicone é um dispositivo criado à partir de um polímero de silicone, feito pelo homem, composto de cadeias de carbono, silício e oxigênio. Com a tecnologia atual, estes não possuem uma “data de validade para serem retirados”, mas necessitam de um acompanhamento com o cirurgião para monitorar seus aspectos com o passar dos anos.

Existem várias marcas no mercado, com diferentes padrões de tamanho, textura e composição. O médico optará pela marca que tem maior confiança e, de preferência, que obedece a normas de segurança e padrões de qualidade nacional e internacionalmente.

silicone_-2

Quem pode ser submetida a esta cirurgia?

A cirurgia é um procedimento individualizado. Não se deve levar em conta casos de outras pacientes conhecidas, volumes de implantes, tipo físico etc. Cada paciente é única e terá sua indicação cirúrgica com exclusividade, devendo o médico obedecer a seus padrões próprios de beleza e não a um modismo ou padrão estético imposto pela sociedade.Fatores como alergias, algumas doenças ou hábitos podem contraindicar o procedimento.

 

Indicação cirúrgica

As consultas no pré-operatório são de extrema importância. Nelas, o cirurgião fará uma história clínica e exame físicos minuciosos além de solicitar exames complementares pertinentes. Tudo isso com a finalidade de propor a cada paciente uma cirurgia com menores riscos e que apresente, ao seu final, resultados satisfatórios.

A cirurgia

O procedimento, que dura entre 1 a 3 horas, deverá ser realizado em ambiente hospitalar e com anestesia apropriada (que deverá ser discutida com o anestesista visando um maior conforto e segurança durante o ato operatório).

O implante de silicone poderá ser alojado em 3 posições:

* Acima do músculo peitoral

* Abaixo do músculo peitoral

* Um plano híbrido ou duplo, na qual o implante fica parcialmente abaixo do músculo

O local por onde será colocado o dispositivo poderá ser:


cortessilicone

* No sulco inferior da mama

* Na linha axilar

* Ao redor da aréola

Tanto o plano quanto o local de inclusão do implante deverá ser apresentado pelo cirurgião, baseado nas vantagens da conduta escolhida e em sua experiência.

 

Dúvidas frequentes:

Amamentação

A inclusão de silicone nas mamas não é um fator que inviabilize o aleitamento materno, independente de seu plano de colocação, ou seja, abaixo ou acima do músculo peitoral. O que poderá ocorrer é uma diminuição da sensibilidade nos mamilos quando a opção de colocação de implante se dá por acesso peri-areolar.

Câncer de mama

Não há, até o momento, nenhuma assertiva científica que correlacione o silicone como causa de neoplasias de mama.

Não se esqueça!

* Sempre retire suas dúvidas com seu cirurgião;

* Solicite orientações quanto ao hospital em que será feita a cirurgia e quem é a equipe médica;

* Pergunte sobre a marca de implante utilizada e quais são as garantias da mesma;

* Sempre duvide de valores muito abaixo do mercado: quase sempre, o barato sai caro. Não subjugue sua integridade física e sua saúde e

* Não adote como verdade fatos e fotos disponíveis na Internet. Nem tudo que está na web é confiável.


texto por @dr.fabionogueira

Agende sua consulta!


tópicos relacionados:

#cirurgiaplastica #plastica #plasticasegura #estetica #reparadora #cirurgiaplasticaestetica #cirurgiaplasticareparadora #sbcp #sociedadebrasileiradecirurgiapalstica #plastic #plasticsurgery 

#protesedemama #silicone #mamoplastiadeaumento #mastopexiacomprotese #protesedesilicone #implantedesilicone